Conheça mais sobre o funcionamento do Painel de Indicadores – Dashboard – e como ele pode contribuir na gestão da sua empresa

Todo gestor deseja tomar decisões que melhorem os resultados do negócio. Porém, isso só é possível se os dados e informações condizentes com a realidade da empresa estejam atualizadas e disponíveis para consulta. E é em meio a essa necessidade que o Painel de Indicadores pode auxiliar na rotina do gestor e dos setores da empresa.

Reunir os dados que a sua empresa produz, em um só lugar, de forma unificada, legível e sob um mesmo contexto, possibilita mais segurança na tomada de decisões e um planejamento estratégico executável, o qual poderá ser mensurado e acompanhado de perto. 

A finalidade do Painel de Indicadores é apresentar de forma legível, por meio de números e gráficos, o andamento das metas da empresa. Ou seja, disponibilizar as métricas, indicadores e outros dados referentes ao progresso da empresa em relação aos seus objetivos estratégicos. Tendo acesso a essas informações, é possível identificar problemas e possíveis falhas, permitindo repará-las rapidamente.

As métricas e indicadores contribuem no gerenciamento da empresa. Quando corretamente implementadas, utilizadas e acompanhadas, são uma excelente ferramenta que pode auxiliar na melhoria contínua dos processos e planejamento. 

O que é um Painel de Indicadores?

O Painel de Indicadores é um painel que reúne os Indicadores Chave de Desempenho (KPI’s) da empresa em um só lugar.  Permitindo, desse modo, que eles sejam acompanhados e, a partir do que for constatado nos gráficos e números, decisões sejam tomadas com menos riscos e mais chances de acerto. 

Com ele, é possível ter uma visão geral do desempenho da sua empresa em relação a pontos estratégicos, mediante à uma pré-configuração de acordo com o que você deseja acompanhar. No painel, você monitora o status dos seus indicadores e metas, e também verifica e compara os dados com um histórico que esteja registrado.

Medir a performance das pessoas, processos, serviços e estratégias ajudam o gestor e a equipe a entender e identificar gargalos, e até mesmo vislumbrar oportunidades e tendências através de insights. Sendo assim, saber o que está dando certo ou não, com apenas uma olhada em seu painel, viabiliza fazer mudanças precisas para alcançar os objetivos pré-estabelecidos.

Tipos de Painéis de Indicadores

  • Operacional: sobre o desempenho das atividades operacionais da empresa, como as atividades do dia a dia. Dessa maneira, fica mais fácil corrigir erros e falhas nos processos empresariais.
  • Estratégico: indicadores de desempenho geral do negócio. Traz informações mais estratégicas para a equipe executiva, geralmente de períodos mais longos.
  • Analítico: visão ampla dos dados para identificar padrões, prever tendências e resultados e obter insights. Auxilia a mensurar e avaliar a evolução dos processos.

Objetivo 

O objetivo do Painel de Indicadores é garantir que a empresa consiga acompanhar de perto seus resultados. Essa ferramenta ajuda na integração de todas as equipes e setores, pois proporciona transparência quantos às informações. Por isso é importante que o painel esteja em lugar onde todos possuam acesso (desde que não conste informações sensíveis ou que requeiram sigilo por motivos estratégicos). 

Uso do painel

Embora seja mais usual encontrar Painéis de Indicadores na rotina da alta administração, é indicado que todos os níveis da empresa possam se beneficiar desta ferramenta. Mas para isso, fazer adequações necessárias, tendo em vista que níveis operacionais, por exemplo, terão o foco em metas e objetivos operacionais. 

Os dados devem fazer referência às atribuições de cada área que está o utilizando. Ou seja, se a alta direção tem como meta aumentar o número de vendas em X%, o time de vendas precisa acompanhar, entre outras métricas, o número de visitas agendadas, ou o número de contratos enviados, pois serão atividades que precisam ser feitas para se atingir o objetivo maior do aumento do número de vendas.

Funcionamento

É baseado no que é importante para seu negócio que o painel trabalhará consolidando e disponibilizando as informações de forma clara e visualmente legível, por meio de número e gráficos. 

  1. Com as suas fontes de dados definidas, e sua métricas e indicadores estabelecidos, será possível visualizar as mais importantes no painel. 
  2. Ao explorar o painel de indicadores você conseguirá interpretar os dados, extrair informações e, durante esse processo, ter insights para aperfeiçoar os processos, melhorar os resultados ou resolver algum problema identificado.

Ou seja, você terá informações cruciais para o seu negócio, disponíveis a qualquer momento. E essas informações, contribuem para a elaboração de processos e ações eficientes.

Atenção: para que as informações sejam verdadeiras, condizentes com a realidade, é preciso que os dados que serão coletados e registrados sejam fidedignos. Os seus indicadores só serão confiáveis e precisos, se os dados forem corretos. Só assim será possível compreender como a empresa de fato está e ter mais assertividade nas tomadas de decisão e planejamento estratégico.

Métricas e Indicadores

As métricas são os resultados gerados no dia a dia, relacionadas às atividades. Já os indicadores dependem de um conjunto de métricas específicas, para assim determinar o que será avaliado mais profundamente. Eles indicam tendências, causas, etc, enquanto as métricas demonstram dados inconclusivos. Por isso, todo indicador é uma métrica, mas nem toda métrica é um indicador.

Exemplo: Sua empresa vendeu X quantidade de produtos em um ano (métrica). Sua empresa vendeu X por cento a mais quando comparado ao ano anterior (indicador).  No primeiro caso, o número solto demonstra uma quantidade apenas. No segundo exemplo, fica clara a indicação de que a empresa cresceu em número de vendas.

Saiba mais: Métricas e Indicadores: o que você precisa saber sobre

Indicadores de Performance (KPI’s) 

Os Indicadores de Desempenho permitem que a empresa tenha uma visão mais exata a respeito do desempenho de atividades chave para o negócio e realizar uma avaliação minuciosa a respeito de seus dados e resultados.

Eles podem ser apresentados em taxas de percentagem ou frequência. Eles são claros, objetivos e mensuráveis, sempre associados ao plano estratégico da empresa, a fim de mostrar resultados precisos. Ele ajuda a acompanhar o que falta para atingir os objetivos estabelecidos e orientar uma tomada de decisões  mais segura.

Saiba mais: Entendendo mais sobre Indicadores de Performance (KPI’s)

Como desenvolver seu Painel de Indicadores

É possível ter mais segurança, controle e assertividade na tomada de decisão com um Painel de Indicadores correto e completo, adequado para as necessidade da empresa. Veja agora o que é preciso para você criar seu Painel de Indicadores:

  1. Contexto: compreenda o contexto em que a sua empresa atua. Seu segmento, o escopo do seu serviço e quais são as suas metas e objetivos empresariais. 
  1. Considere o funcionamento da empresa: leve em consideração os processos empresariais e o modo com que eles podem ser quantificados e qualificados para registro e análises. 
  1. Defina, classifique e organize seus indicadores: os seus indicadores de performance precisam ser relevantes, mensuráveis e determinantes na questão de êxito na momento das análises. Eles podem medir: 
  • a eficácia dos processos e eficiência de sua equipe; 
  • a produtividade dos seus recursos e tempo; 
  • a qualidade da sua produção;
  •  lucratividade das vendas.

Saiba mais: Quais dados posso acompanhar em um Painel de Indicadores?

  1. Escolha do tipo de painel: os painéis variam quanto aos seus objetivos (operacional, estratégico ou analítico).
  1. Escolha uma plataforma: a plataforma realizará o trabalho de coletar, registrar e organizar os dados de maneira visualmente atrativa para você conseguir realizar as análises posteriormente.  

Saiba mais: Como criar um Painel de Indicadores

Por que ter um Painel de Indicadores?

Com um Painel de Indicadores, todos da sua empresa terão sempre acesso a dados e informações sobre a gestão e desempenho dos processos de forma clara e objetiva. Estando em um lugar onde a equipe também tenha acesso (guardando o segurança de dados sensíveis e o sigilo de informações estratégicas, conforme dito anteriormente), eles poderão participar do processo de acompanhar o progresso dos indicadores e se manterem focados em um único objetivo. 

Sendo assim, possuir essa ferramenta na gestão faz com que sua empresa avalie sempre os métodos que estão sendo usados no negócio, e devido a esse acompanhamento e avaliação constante, permanecer no caminho certo ou reformular as ações e planejamentos para alcançar o resultado esperado.

Quer entender melhor como o Painel de Indicadores se aplica às necessidades e realidade da sua empresa? Conte conosco!

A EBA! Dados é uma empresa focada em contribuir no trabalho de gestão de pequenas e médias empresas, implementando estratégias baseadas em análise de dados.

Entre em contato conosco para saber mais!