Conheça ferramentas de Inteligência de Negócio, veja sobre seu funcionamento e particularidades 

A metodologia e técnicas que compõem a Inteligência de Negócio ajudam a empresa a ter o conhecimento sobre sua real condição e a aproveitar o máximo possível dos dados. Oportunizando, desse modo, um desenvolvimento e crescimento que até então podem estar estagnados no ambiente empresarial. Mas para isso, você precisa utilizar as ferramentas de Inteligência de Negócio corretas.

A Inteligência de Negócio, mais conhecida pelo seu termo em inglês Business Intelligence, é reconhecida por auxiliar as empresas a tomarem decisões estratégicas fundamentadas em dados. Informações são extraídas dos números e posteriormente analisadas. Desse modo, com suas técnicas, procedimentos e ferramentas, a Inteligência de Negócio pega dados brutos e os transforma em informação estratégica, facilitando a interpretação de volumes de dados.

Conheça agora 6 ferramentas de Inteligência de Negócio que podem te ajudar a implementar a metodologia em sua empresa:

1. Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI é uma ferramenta da Microsoft que cria dashboards e relatórios dinâmicos. Ele permite integrar dados de diferentes fontes, como planilhas de Excel, servidores, redes sociais e aplicativos na nuvem. Ou seja, ele capta informações de diferentes fontes e consegue cruzá-las. Diferente das outras ferramentas que são online, o Power BI possui um software para download e para aplicativos móveis (smartphones e tablets).

A proposta da plataforma é simplificar a integração e visualização dos dados da empresa, através de dashboards completos e intuitivos. Com o Power BI é possível uma visão ampla das métricas e indicadores do negócio, pois são atualizadas em tempo real.

Os painéis criados com o Power BI podem ser utilizados para: 

  • Contar histórias por meio dos gráficos e visualizações dos dados; 
  • Examinar cenários hipotéticos tendo em vista os dados;
  • Responder perguntas em tempo real; 
  • Auxiliar nas previsões, garantindo que as metas sejam alcançadas se baseando nos números. 

O Power BI possui uma versão gratuita, para empresas de pequeno e médio porte, e a versão Power BI Plus, com uma taxa de assinatura mensal.

2. Google Analytics

O Google Analytics  é uma plataforma online e gratuita que acompanha e registra as interações dos visitantes em seu site a fim de gerar informações a respeito do seu público. É possível ter acesso a dados como de quais cidades são, sua faixa etária, sexo, qual dispositivo usou para realizar o acesso, suas ações dentro do site e quais os assuntos mais procurados é possível com o GA. 

Todos os dados gerados pelo GA são reunidos em relatórios que são atualizados em tempo real, contribuindo assim para a análise de resultado das estratégias. Desse modo, fica mais fácil averiguar o que tem funcionado e se o site tem alcançado e gerado os resultados almejados.

Saiba mais: Google Analytics: conheça e acompanhe seu público

3. Tableau

O Tableau oferece uma solução eficiente ao ter um sistema de arrastar e soltar, possibilitando que desse modo as informações sejam reorganizadas para compreendê-las melhor.  Ele faz a integração de diversos tipos de fontes de dados, como banco de dados relacionais, em nuvem e até arquivos de texto e planilhas do Excel.

Os dashboards interativos, considerados o diferencial da plataforma, se movimentam em tempo real e ajudam a visualizar padrões, para a análise dos dados e extração de informações estratégicas. O Tableau possui opções para desktop e nuvem, e também possui recursos para segurança dos dados e ambientes de compartilhamento confiáveis para empresas.

4. Qlik

A Qlik é uma plataforma para análise e gerenciamento de dados da QlikTech que usa a inteligência artificial para oferecer soluções rápidas. A plataforma facilita o acesso aos dados pelas equipes da empresa e coleta e registra os dados gerados por todos os setores.

Ela  possui uma Interface flexível e oferece visualizações simplificadas. Isto é, não exige conhecimentos técnicos para sua utilização, as fórmulas para criação de métricas são iguais as do Excel. O seu custo é baixo comparado a outras ferramentas de Inteligência de Negócio disponíveis no mercado.

Desse modo, a Qlik visa a alfabetização de dados, auxiliando no treinamento e capacitação da empresa e seus colaboradores para o uso da ferramenta

5. IBM Watson Analytics

O IBM Watson Analytics é uma das ferramentas de Inteligência de Negócio mais conhecidas e seu sistema é de computação em nuvem. Com a plataforma é possível visualizar e analisar os dados da empresa de forma inteligente e de fácil compreensão. Assim sendo, os relatórios e dashboards são interativos, o que oportuniza a descoberta de dados inteligente, análises simplificadas e análises avançadas acessíveis.

A plataforma se destaca por permitir a construção de modelos preditivos, tratar todos os tipos de dados, criar correlações e aumentar a segurança das decisões na empresa, ao registrar, por exemplo, dados de acidentes no ambiente de trabalho e relacioná-los com outras métricas.

Quando utilizado em sua versão gratuita, possui restrições no armazenamento. Somente a versão Professional permite o acesso de múltiplos usuários.

6. Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta de Inteligência de Negócio gratuita do Google. Para utilizá-la, basta ter uma conta no Gmail. Ele sincroniza as fontes de dados de outros aplicativos Google, como o Google Sheets, Ads, Search Console, Analytics e o Trends, em um painel personalizável. 

Desse modo, a partir dos dados, a plataforma cria relatórios personalizados, por meio de gráficos e tabelas. Os relatórios são de fácil compreensão e atualizados em tempo real. É possível criar até cinco relatórios, e o compartilhamento e edição acontecem do mesmo modo como os arquivos do Google Drive.

As equipes da sua empresa podem acessar os relatórios de computadores diferentes e até mesmo o cliente, se for o caso, pode acompanhar a atualização dos resultados em tempo real.

Exemplos de dados que podem ser visualizados no Data Studio:

  • Origem dos visitantes do seu site;
  • Quais são os horários e dias da semana em que o site tem mais acesso;
  • O custo por clique atual;
  • Quais foram as palavras-chave usadas no mecanismo de busca para encontrar sua empresa.

Ainda tem dúvidas sobre qual ferramenta de Inteligência de Negócio se aplica as necessidades da sua empresa? Conte conosco!

A EBA! Dados é uma empresa focada em contribuir no trabalho de gestão de pequenas e médias empresas, implementando estratégias baseadas em análise de dados.

Entre em contato conosco para saber mais!

Imagem: Negócio foto criado por jcomp – br.freepik.com