Ter uma mentalidade voltada para dados em sua empresa coopera para um melhor planejamento estratégico e processos comerciais eficientes

Empresas que possuem uma mentalidade voltada para dados desenvolvem seus planos estratégicos e próximos passos baseados nas informações que obtém através da análise de dados. Essa prática não é exclusiva de grandes corporações, mas é um meio para qualquer tipo e tamanho de empresa desenvolver estratégias eficientes.

Uma cultura organizacional onde as informações extraídas pela análise de dados seja a direção para o planejamento estratégico é uma forte recomendação, segundo especialistas, para as empresas a partir deste ano. As empresas que possuem essa cultura tem a análise dos dados como uma das formas de mensurar a eficiências das atividades internas e processos comerciais.

Ter os dados como parte fundamental da gestão auxilia a administração da empresa e equipe a estarem sempre atentos quanto a produtividade, rendimentos e desempenho dos processos comerciais e dos resultados. Todos na empresa estarão aptos para desse modo analisar e ajustar estratégias e objetivos mediante a mentalidade voltada para dados pré-estabelecida. 

Se tornar uma empresa com a gestão orientada a dados é um processo contínuo, um passo a passo que não pode ser feito com pressa. Começando a partir da mudança na mentalidade de todos, é preciso começar aos poucos deixando claro o propósito e objetivo de se tornar um negócio orientado a dados.

Quais são os objetivos de sua empresa?

O primeiro passo para desenvolver uma mentalidade voltada para dados é reconhecer e entender os principais objetivos de seu negócio. De que maneira os dados poderiam ajudar a sua empresa a alcançar as metas e resultados esperados?

Tendo em mente aonde quer se chegar com os clientes, a concorrência e no mercado, será preciso alinhar a sua visão e objetivos com a importância dos dados. A relevância e impacto de se ter uma gestão orientada a dados precisa estar claro para toda sua equipe, pois só assim todos se moverão com um só propósito para o mesmo lugar.

Instrução e democratização dos dados

Pegando um pouco do que foi dito anteriormente, para que seu time abrace a causa, eles precisam entendê-la de verdade. Insira os seus colaboradores atuais na realidade dos dados. Invista em treinamento e capacitação através de cursos, palestras e consultoria, para que eles possam aprender sobre esse método de gestão e participar da implementação desse sistema. 

Além da instrução, é importante que haja a democratização dos dados. Ao invés de só alguns funcionários terem acesso às informações obtidas pelos dados, é importante que esses resultados sejam analisados sob o ponto de vista da equipe inteira. Desse modo, o conhecimento sobre a realidade unificará as ações e objetivos, e haverá maior colaboração entre os setores da empresa. Só desse modo os dados se tornarão parte da rotina de trabalho, e não mais um estranho.

Coletando e registrando os dados

De acordo com os seus objetivos estabelecidos é que os dados serão coletados. Determinando sua fonte de dados e estabelecendo métricas e indicadores de performance, toda informação que for relevante para sua empresa será registrada para acompanhar e mensurar a evolução das metas e eficiência dos processos comerciais.

Nesse momento é preciso implementar um sistema ou plataforma de coleta e registro de dados que se adeque à realidade e necessidades da empresa. A precisão e integridade dos dados devem ser primordiais na escolha do sistema que registrará todos as informações, fruto das atividades diárias na sua empresa. Existem diversas soluções disponíveis que ajudam a coletar, organizar e visualizar os dados. 

Para extrair informações que condizem com a verdade os dados precisam ser fidedignos. Enquanto você trabalha, tenha uma plataforma que trabalhe ao seu lado, contribuindo para o registro e armazenagem dos dados gerados na empresa.

Revisando e refinando

Em uma gestão orientada por dados é preciso sempre testar e evoluir na prática dos dados. Devido às mudanças no mercado e no comportamento do consumidor, é necessário sempre rever as técnicas relacionadas à interpretação e aplicação dos dados e também a metodologia e tecnologia utilizada.

O feedback de sua equipe nesse quesito é essencial e um dos meios de se obter um parecer a respeito de como os dados têm sido utilizados na gestão. Faça experiências, pesquisas e acompanhamento constante para que seu negócio tenha o melhor sistema de coleta, gerenciamento e análise dos dados. Deixe de lado o que não está funcionando e aprimore as práticas que estão gerando resultados.

Os dados precisam andar ao lado dos objetivos do negócio

Em todo o processo de estabelecer uma mentalidade voltada para dados em sua empresa, é preciso sempre revisitar e se certificar de que os dados estão de acordo com os objetivos do negócio. Só assim as metas e alvos estarão claros o suficiente para a equipe poder gerar resultados de acordo com o esperado.

Na dúvida, a ajuda é sempre bem vinda 

Em alguns casos mudar de uma gestão mais tradicional para uma guiada por dados pode ser difícil. Por isso, não exite em contratar, se for o caso, uma consultoria especializada para te auxiliar neste processo. Profissionais especializados e com experiência na área irão te mostrar como incluir os dados relevantes em sua rotina administrativa. Conte com a ajuda deles para aprender como interpretá-los e utilizá-los ao seu favor.

Imagem: Negócio foto criado por jannoon028 – br.freepik.com