Veja o que é preciso para extrair informações valiosas dos dados de sua empresa

Depois de ter compreendido a importância de se fazer um correto registro dos dados, e mapear e estruturar a captura deles dentro de sua empresa, veja sobre como fazer a extração, consolidação e transformação desses dados em informação.

Se tornar uma empresa com a gestão orientada por dados é um processo contínuo. O grande benefício de se ter os dados como parte da gestão é sempre ter em mãos informações estratégicas a respeito da produtividade e desempenho dos processos da empresa. Mas antes de tudo, deixando bem claro o propósito e objetivo de se tornar um negócio orientado a dados, é que começa a mudança.

O primeiro passo a ser dado em direção a essa mudança é ter o total conhecimento a respeito dos objetivos e premissas de seu negócio. Isso precisa estar bem definido para que sejam desenvolvidas metas e objetivos alinhadas com a missão e visão. 

Ao rever os processos da sua empresa e definir as tecnologias que irão ser utilizadas, você consegue criar condições para que ter uma maior confiabilidade dos dados. Isso está fortemente ligado ao entendimento de se fazer um correto registro dos dados. Após mapear e estruturar de maneira precisa e eficaz a captura dos dados de seu negócio, você organiza e elabora a extração, consolidação e transformação dos dados da sua empresa em informação.

Extração

Passadas todas as etapas citadas anteriormente, começa o trabalho de mineração dos dados. É o momento de capturar os dados que foram definidos e gerados através dos processos.

Após definir os dados e as fontes, é o momento da extração.

A extração é focada nas metas e objetivas da empresa, que devem estar alinhadas com a missão e visão da empresa. Vale lembrar que os processos de seu negócio precisam estar claros e alinhado com a missão e visão da empresa, e estruturados de acordo com as metas e objetivos estabelecidos, pois desse modo eles funcionarão e produzirão resultados de acordo com esses alvos.

Consolidação

As fontes de dados de sua empresa podem estar dentro dos domínios da empresa ou fora. Ou seja, os seus dados podem estar em planilhas, sistemas específicos, redes sociais, internet ou nuvem, Google Analytics ou Trends… a lista pode ser longa em alguns casos. 

Veja que há inúmeros dados sendo gerados de forma dispersa, em diferentes lugares. Em planilhas você pode ter dados operacionais, como uma transação feita por um cliente. Por sua vez, em um sistema de CRM, você pode encontrar o histórico de compras do mesmo cliente e nas redes sociais você poderá encontrar hábitos e preferências desta pessoa. 

A partir do exemplo acima, fica mais claro entender a necessidade da consolidação dos dados.

É preciso que você consolide as suas diferentes fontes de dados em um mesmo local para que seja possível analisar o seu conteúdo e, posteriormente, gerar informações estratégicas.

Higienização dos dados

Ao longo do processo de consolidação dos dados, é primordial realizar uma limpeza neles, o que chamamos de higienização. Os dados que são incorretos e incompletos poderão ser descartados. Já os dados que são corretos e completos, se não forem úteis, serão descartados. Apenas o que é necessário para a análise permanecerá e irá ser consolidado para que isso ocorra de maneira precisa e eficiente.

Transformação em informação

Depois de extrair e consolidar os dados, chegou a hora de transformá-los em informações. E desde já te avisamos: essas informações valem ouro para a sua empresa!

Ao pegar todos os dados, que anteriormente estavam soltos, e disponibilizá-los em um gráfico, por exemplo, fica mais fácil de extrair as informações que estão contidas nos números. Desse modo, visualizando de forma harmônica e limpa os dados que sua empresa gera e que são definidores quanto a eficiência e sucesso da empresa, você consegue enxergar as informações de forma mais clara.

A partir disso, é possível realizar comparativos com o passar do tempo e cruzar as informações da forma que achar melhor. Isso ajudará a empresa a desenvolver estratégias mais precisas.

Visualização da informação

Ter uma boa apresentação dos dados é essencial. Para isso, na escolha da maneira que sua empresa irá apresentar os dados, opte pelo que mais se adeque a realidade do ambiente empresarial. É preciso que esteja de acordo com as necessidades para qual ele está sendo implementado. 

Pense: Qual questão ou problema eu pretendo resolver? Qual a melhor visualização para eu analisar determinada informação?

No final de tudo, o grande objetivo é o de transformar os dados em informação útil e estratégica para a sua empresa.

Imagem: Negócio foto criado por jcomp – br.freepik.com