Conheça o Google Trends, a plataforma gratuita do Google que te ajuda a acompanhar as tendências de pesquisa do momento

Conhecer as principais demandas do público é essencial para produzir e entregar um produto ou serviço que esteja sendo requerido no momento. Uma das maneiras de acompanhar as tendências de consumo e mercado que estão em alta, é usar o Google Trends em seus planejamentos e estratégias.

As minhas necessidades de hoje podem não ser as mesmas necessidades de amanhã. Essa incerteza é o que atrapalha muitos negócios no desenvolvimento de produtos e serviços que estejam de acordo com as demandas do mercado. Saber o que o público de fato quer, e o que está em alta no momento, é um dos caminhos para fornecer soluções que estejam de acordo com a necessidade do mercado.

Com o Google Trends se torna possível identificar possíveis tendências do momento, levando-se em consideração o que seu público está procurando na internet. De forma simples, o Google Trends registra e disponibiliza dados a respeito de temas e palavras-chave que estão sendo pesquisados no momento ou em qualquer outra data, como nos últimos 30 dias ou nos últimos 5 anos. Além desses dados principais, ele também revela temas relacionados à sua pesquisa que estão sendo pesquisados.

Tomando conhecimento dessa realidade, além de até mesmo antecipar tendências e sair na frente da concorrência, se torna mais fácil entregar para o seu público produtos, serviços e conteúdos relevantes e de valor.

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google, criada em 2006, que mostra o número de buscas de um determinado tema ou palavra-chave ao longo do tempo. Você consegue fazer comparações com outros temas, considerar a sazonalidade e região geográfica, tudo se baseando no próprio banco de dados do Google.

Também é possível refinar os resultados encontrados por país ou estado, período de tempo, categorias como finança e tecnologias, e o tipo de busca em si, que leva em consideração a própria busca na web ou imagens, notícias, compras, e etc. desde que feitas através do mecanismo de busca do Google.

Com o Google Trends, você consegue ter acesso às palavras-chave que estão tendo aumento de buscas até mesmo dentro do seu segmento de mercado.

Seu funcionamento

Todas as informações que você vai encontrar no Google Trends, ao procurar algum termo ou palavra-chave, são provenientes do banco de dados do Google, como falamos anteriormente. O Google coleta, armazena, organiza e conecta todos os dados de cada uma das buscas feitas pelas pessoas em todas as suas plataformas. Isso acontece desde 2004.

Basicamente, ele exclui as informações pessoais, termos que são poucos pesquisados ou algum termo pesquisado pela mesma pessoa em um curto período de tempo.  Anualmente o Google Trends gera relatórios sobre as tendências de pesquisa do ano anterior, em cada país e  no mundo todo.

Google Trends na prática 

Ao acessar o Google Trends, você insere o termo ou palavra-chave que deseja verificar as informações. Você pode refinar a sua busca especificando o lugar, período de tempo, categoria e o tipo de pesquisa.

Ao acessar os dados relacionados com a sua pesquisa, um gráfico como esse é gerado revelando o interesse pelo seu termo ao longo do tempo.

Os altos e baixos da linha azul mostram o aumento e diminuição do interesse do público pelo termo ou palavra-chave ao longo dos últimos 12 meses em todas as plataformas do Google.  Já o mapa, mostra o interesse pelo tema por região.

É importante destacar que os resultados demonstrados não são valores absolutos. Repare que a pontuação varia de 0 a 100. Isto significa que o Google oferece uma análise comparativa.

Usando o Google Trends ao seu favor

Através de suas pesquisas, além de saber como está a procura por determinado termo, você consegue ter acesso a consultas relacionadas a esse termo e o nível de procura. A partir disso, você pode extrair ideias para a produção de conteúdos que você terá a certeza que serão relevantes e estão de acordo com a procura das pessoas. São técnicas que você pode aplicar ao trabalhar com SEO (Search Engine Optimization).

Acompanhar palavras-chave ajuda a encontrar e antecipar tendências. Ao comparar dois termos ou mais, você descobre qual é o melhor, qual tem tido maior procura, e assim utilizar para os seus objetivos sabendo que está conforme a demanda e que será facilmente encontrado.

As palavras-chave são as responsáveis por fazer seu negócio ser encontrado entre tantos outros, por isso a importância de se usar a correta. Mediante a suas consultas no Google Trends, você escolhe palavras-chave de acordo com o modo com que o público está buscando e focaliza nas regiões onde tem tido mais procura, segmentando assim seu público e investindo em campanhas.

A procura por determinados assuntos varia de acordo com as estações. Usando o Google Trends você consegue saber qual é o período mais adequado para seu produto, serviço e conteúdo, pois saberá qual é o momento no qual a busca por ele será maior. 

Utilizando o Google Trends estrategicamente

Considere usar a plataforma para realizar consultas periodicamente, checando palavras chave ou termos que estejam relacionados aos serviços ou produtos que você vende. 

Se o seu negócio é local, como um restaurante, academia ou salão de beleza utilize o filtro de regiões, para realizar a pesquisa limitando às buscas feitas por pessoas em seu estado, por exemplo. 

Você também tem a opção de comparar termos distintos. Suponha que você deseja lançar uma promoção, mas está em dúvida sobre qual serviço terá maiores chances de sucesso. Lance no Google Trends palavras ou termos associados aos seus serviços e verifique qual que tem tido mais procura.

É claro que a consulta ao Google Trends não é garantia de sucesso. A ferramenta é uma excepcional alternativa para te auxiliar a tomar a melhor decisão, baseando-se em dados. Afinal de contas, lembre-se que você estará consultando a base de dados do maior mecanismo de pesquisas do mundo.

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