Entenda a importância da análise de dados para as tomadas de decisão e porque você deve considerá-la 

Para as tomadas de decisão serem mais assertivas, elas precisam considerar fatos concretos para basear e fundamentar as escolhas. Para isso, é necessário aumentar as fontes de informações concretas, diminuindo assim o peso do achismo. Ao adotar processos para a  análise dos dados no seu negócio, isso se torna possível.

O objetivo da gestão orientada por dados é fazer com que os gestores da sua empresa sempre tenham em mãos dados estratégicos consistentes para fundamentar as decisões. Desse modo, com a realidade exposta pelos números embasando as ações, a sua gestão passa a ser mais eficiente e a tomada de decisões se torna melhor e mais direcionada. 

Ou seja, o gestor consegue fundamentar suas escolhas e desenvolver novas metas, objetivos e estratégias, se baseando na análise dos dados. Com as ferramentas disponíveis no mercado hoje, é possível extrair dados dos mais variados formatos, de diferentes fontes e das mais diversas atividades empresariais e em grandes volumes, para servir de referência aos tomadores de decisão. 

Tomadas de decisão e os Dados

As tomadas de decisão fazem parte do dia a dia de toda e qualquer empresa. A relevância desse momento é inquestionável, pois influencia nos resultados, performance, crescimento e futuro da empresa. Ou seja, um pequeno erro ou discordância nessa etapa pode acarretar em perdas e prejuízos, por essa razão, é importante ter o conhecimento da realidade em que a empresa se encontra e sua necessidades.

Na atualidade, onde cada vez mais empresas estão aderindo a Transformação Digital, tecnologias estão sendo implementadas nos processos corporativos promovendo uma mudança organizacional. E durante esse novo momento, as decisões precisam se fundamentar nos dados que estão sendo gerados.

A falta de dados para guiar nas tomadas de decisão dificulta na identificação de falhas, problemas e nas suas correções. Os dados ajudam a “esmiuçar” os fatos e situações constatados para que a causa seja encontrada. A análise dos dados auxiliará no desenvolvimento de novas estratégias e ações. Assim sendo, não utilizar fatos concretos para decidir, pode acarretar impactos negativos na performance da equipe e processos da empresa, pois as decisões serão limitadas a achismos ou somente reativas a problemas.

Tomadas de decisão e o Gestor

Com a responsabilidade de tomar as decisões, o gestor conduz a empresa para um direção específica. As escolhas do gestor que farão com que o negócio vá para um lado ou outro. E é mediante a essa perspectiva que a análise de dados é útil. E quanto mais bem aplicada e desenvolvida ela for, há mais chances das tomadas de decisões serem cada vez mais assertivas. 

Guiar a empresa, com o suporte dos dados, auxilia o gestor a compreender quais decisões realmente beneficiarão a empresa, levanto em conta seu estado atual. O mercado é mutável, e dependendo do período, irá apresentar oportunidades e possibilidades vantajosas para o negócio. Porém, é papel do gestor, avaliar os cenários e se sua decisão é executável, além de mensurar eventuais impactos positivos ou negativos a empresa. 

Não basta somente analisar os dados, o gestor precisa transformar as informações extraídas dos dados em estratégias e ações que potencializem o crescimento da empresa, tantos nos setores quanto na performance das equipes. É necessário se atentar para essa parte, pois a  análise de dados só agrega valor a empresa se ela for utilizada para fundamentar as tomadas de decisão

A análise de Dados e a Empresa

Para que consiga crescer e potencializar seus esforços, a empresa precisa saber administrar e utilizar dados. Todas as empresas, de qualquer tamanho e segmento, geram  dados. Sejam número de vendas, de fechamento de contratos e prospecção de novos clientes, se esses números forem coletados, registrados, tratados e analisados, podem fornecer informações importantes sobre a saúde da empresa. 

Coletar e analisar esses números e uma série de outros, auxilia a entender o que está influenciando nos resultados da empresa e ajudando ou atrapalhando o negócio a se posicionar bem no mercado. E o grande diferencial é exatamente este: a empresa  saber lidar com  dados e informações e identificar e compreender seus resultados através das métricas e indicadores. E mediante as análises, tomar as decisões.

Utilizando os dados para tomar decisões

  1. Estratégia: os dados oferecem diversas possibilidades, por isso é preciso começar com um planejamento que determine os próximos passos e quais ações devem ser tomadas.
  2. Objetivo: qual é o objetivo? Há setores dentro da empresa que precisam  de um suporte para melhorar os resultados? Ou as metas estão longe de serem alcançadas?
  3. Questionamentos: com os objetivos em mente, é preciso fazer perguntas que ajudem a entender e alcançar os objetivos. Se for identificado uma ineficiência em certo setor da empresa, e você quer descobrir o porquê do problema, faça perguntas e formule hipóteses.
  4. Encontre as respostas das perguntas: identifique quais dados você poderia utilizar para encontrar uma resposta. Não há certo e errado nas tentativas de solucionar as hipóteses. Pense: quais dados poderiam ajudá-lo? Aponte os dados necessários e selecione os que mais se adequam para a análise. Leve em consideração a praticidade de recolher esses dados, como o tempo gasto, e a importância dessas informações para sua estratégia.
  5. Veja se você possui os dados: verifique se a empresa possui os dados necessários. Se não possuir, será preciso coletá-los para reuni-los. Isso pode ser feito ao implementar ferramentas de coleta e registro de dados.
  6. Faça a análise: cruze e compare os dados, para que as informações sejam extraídas e, desse modo, ocorram resoluções fortemente baseadas na realidade observada.

Para que as tomadas de decisão e análise de dados caminhem juntas, é preciso explorar o máximo de informações possíveis a serem extraídas dos dados para otimizar as tomadas de decisão.

A EBA! Dados é uma empresa focada em contribuir no trabalho de gestão de pequenas e médias empresas, implementando estratégias baseadas em análise de dados.

Entre em contato conosco para saber mais!

Imagem: Mãos foto criado por pressfoto – br.freepik.com