Entenda de que maneira o teste A/B pode ajudar a otimizar as estratégias e ações da sua empresa

Você tem procurado aumentar as vendas da sua empresa, tendo mais conversões de leads em clientes? Ou tem se esforçado para que seu público se envolva mais com os conteúdos produzidos, como uma simples abertura de e-mail ou visitas no site? Se a sua resposta for sim, neste artigo você irá entender a importância do teste A/B e como ele pode contribuir nos seus esforços.

Entender quais ações, estratégias, campanhas e conteúdos funcionam melhor com o público não é uma tarefa fácil. Somente a partir de testes é possível ter certeza de qual abordagem funciona melhor. Apenas através de testes, experimentos e análises que se torna possível chegar a uma conclusão do que tem se saído melhor com o público.

Se os investimentos que você tem feito nas estratégias e ações da sua empresa estão bem longe de promover os resultados esperados, pode ser um bom momento de parar e repensar o que tem sido feito. Já imaginou que alguma página do seu site pode não ser atraente o suficiente, ou fácil de navegar ou  possui algum erro? Você já considerou que às vezes o conteúdo do seu e-mail marketing não é interessante ou visualmente bem organizado? 

Que tal fazer alguma alteração, tentar algo novo e a partir disso analisar os resultados?

É dentro desses possíveis cenários que o teste A/B pode ser aplicado, a fim de te ajudar a entender o que funciona melhor com seu público, para atingi-lo com mais eficácia. E é claro, levando sempre em consideração os dados obtidos através da aplicação do teste. 

O que é o teste A/B?

O teste A/B é aplicado a fim de comparar versões diferentes de um mesmo item para identificar qual é melhor aceito pelo público, gerando as respostas e resultados esperados. Basicamente, ele é um teste que ajuda a validar hipóteses, confirmando que realmente mudanças precisam ser feitas, sejam acréscimos, alterações e melhorias definidas previamente.

Com o teste A/B não há espaço para suposições, pois as decisões serão tomadas baseadas nos números gerados a partir da interação do público. Ou seja, diminui-se os riscos da decisão ser errada e acabe resultando em falhas. Esse teste é bastante utilizado pelas áreas de design e desenvolvimento de sites, com o propósito de entender o comportamento dos usuários na internet.

Cada empresa deve se atentar aos resultados obtidos pelo seu teste A/B, pois eles dependem de fatores como o público, a comunicação que deseja estabelecer, o modelo do negócio e os serviços ou produtos em si. E vale ressaltar que as pessoas são diferentes uma das outras, e reagem de maneira diferente aos estímulos que recebem. Sendo assim, é preciso compreender o funcionamento e aplicação do teste A/B para que o processo ocorra de forma bem sucedida.

Como funciona?

É indicado aplicar esse método quando há a necessidade de melhorar métricas importantes para o negócio, como acessos, geração de leads, conversão de leads, aberturas de e-mail marketing, cliques etc. O uso mais comum do teste é em anúncios no Google Ads, em redes sociais, e-mail marketing, Landing Pages e nas páginas de um site. Sobretudo, o teste A/B pode ser usado nos canais de comunicação que você tenha com seus clientes.

Na OPÇÃO A, a imagem foi colocada no lado esquerdo da página. Na OPÇÃO B, a imagem foi posta no lado direito.

Ná prática

Você quer provar a efetividade de uma imagem em um e-mail. No caso, você precisará criar um modelo com a imagem e outro sem. Os outros elementos do e-mail devem permanecer iguais.

Feito isso, 50% das pessoas receberão o e-mail com a imagem e as outras 50% receberão o sem imagem. Se você quiser aplicar o teste A/B em Call to Actions, anúncios, páginas de conversões em sites, é recomendado que metade dos visitantes vejam uma versão, e a outra metade a outra.

Terminado o seu período de teste definido, você irá analisar os resultados obtidos e identificar a opção que gerou os melhores resultados.

Observação: Para dar certo, o teste A/B deve considerar duas variáveis que sejam testadas nas mesmas condições . É importante estar atento a períodos sazonais, dias da semana e horários das comparações. Tais características podem influenciar o resultado do teste.

Exemplos de aplicação do teste

Na aplicação do teste, você pode alterar qualquer elemento para verificar o desempenho, sejam textos, imagens, botões, posições e tamanhos de elementos. Só é necessário que cada item deva ser testado um por vez, para que seja possível identificar o que influenciou os números.

O teste A/B pode ser aplicado em:

  • Anúncios: verificar quais mudanças, seja em números, textos ou cores, podem aumentar o número de cliques.
  • E-mail marketing: constatar se seus contatos se engajam com os e-mails testando diferentes títulos para o e-mail, formatos, Call To Actions, imagens, horários de envios.
  • Análise de site:  junto a uma ferramenta de analytics, você descobre quais páginas possuem taxas de conversão e de abandono muito baixas, e assim trabalhar em alterações no design, por exemplo, e acompanhar o desempenho.
  • Redes sociais: ao fazer pequenas alterações em posts semelhantes, você pode atestar qual gera mais cliques, curtidas, compartilhamentos e comentários.

Por que o teste A/B é importante?

O teste A/B ajuda a entender as preferências do público, pois se torna possível descobrir quais são as tendências de comportamento dos usuários ao visitar seu site, ler um e-mail, clicar em um Call To Action ou até preencher um formulário. 

Ao entender melhor as preferências do público, você consegue aumentar seus resultados e investir em ações e estratégias que estão funcionando, gerando o melhor desempenho. Comparando os resultados obtidos no teste, você facilmente identifica o que tem sido positivo para  sua empresa, assegurando uma melhor tomada de decisão.

Quer entender melhor como aplicar o teste A/B na sua empresa? Conte conosco!

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