Entenda o que significa a Alfabetização de dados e os benefícios de sua aplicação em qualquer empresa

Ter a análise de dados como parte da cultura organizacional da empresa, segundo especialistas, é uma das recomendações para os negócios a partir de 2020. As empresas que possuem essa cultura, tem a análise de dados como uma das formas de mensurar a eficiências de suas atividades, processos, alcance das metas e tomar decisões mais assertivas.

Entretanto, nem todas as empresas foram criadas já tendo os dados como base para fundamentar suas decisões. E devido a isso, para que uma empresa possa inserir a análise de dados em sua gestão, é altamente indicado antes de tudo pôr em prática o conceito de Alfabetização de dados (Data Literacy). 

Ser um negócio alfabetizado em dados significa ter o entendimento preciso sobre a análise de dados, de acordo e aplicado às necessidades, realidade e objetivos do seu negócio, para que a empresa saiba administrar e utilizar de forma estratégicas os dados, por meio de ferramentas e soluções, visando o alcance de resultados mais satisfatórios. 

E para te ajudar, veja neste artigo o que é a Alfabetização de dados e seus benefícios para qualquer empresa.

O que é Alfabetização de dados (Data Literacy)? 

Segundo a definição do MIT,  a Alfabetização de dados – Data Literacy – é a habilidade que uma empresa desenvolve em “ler, trabalhar com, analisar e argumentar com dados”. O objetivo da alfabetização de dados é fazer com que a empresa esteja preparada para lidar com os dados no seu dia a dia, considerando desde a clareza e correta compreensão na leitura dos dados, além da capacidade de analisá-los e utilizá-los para embasar suas argumentações.  

Com o Data Literacy, a empresa adquire competências para examinar a qualidade dos dados, avaliá-los dentro do contexto correto e aplicá-los nas estratégias e ações. Diversas habilidades são desenvolvidas com a alfabetização dos dados, como visão analítica, conhecimentos de Tecnologia da Informação (TI), aplicação de informações estratégicas, dentre outras práticas.

Importância da Alfabetização de dados

O propósito da análise de dados é fazer com que sua empresa tenha em mãos dados estratégicos para fundamentar as decisões. A realidade exposta pelos números, embasando as ações, faz com que a gestão seja cada vez mais eficiente com tomadas de decisão mais assertivas.

Tendo em vista esse objetivo, por isso que a alfabetização de dados é fundamental para que a empresa conheça mais não só sobre o mundo da análise de dados, mas principalmente sobre seus dados e informações, como administrá-los e interpretá-los, para desse modo entender o que precisa ser feito para melhorar os resultados.

Do mesmo modo que não utilizar os dados na gestão da sua empresa pode te atrapalhar e fazer com que você perca vantagem competitiva, utilizá-los de qualquer jeito e interpretá-los e aplicá-los da forma errada também é perigoso. Por isso a alfabetização de dados se faz ainda mais necessária. 

Muitos negócios ainda sub utilizam os dados, tirando pouco proveito dos benefícios da análise, aplicando-os de forma pouco eficiente. Isso faz com que esses negócios percam a chance de identificar oportunidades de aprimorar e potencializar suas estratégias, metas e ações.

Impactos da Alfabetização de dados

Como já dissemos anteriormente, a alfabetização de dados faz com que sua empresa e equipes desenvolvam habilidades em ler, trabalhar com, analisar e argumentar com dados, utilizando estrategicamente as informações extraídas. Aprendendo a tirar um bom proveito dos dados, tanto internos como do mercado que o seu negócio está inserido, as tomadas de decisões passam a ser mais estratégicas, levando em consideração fatos e informações concretas para tomar decisões. 

A sua equipe e gestores aprenderão a utilizar os dados como essa fonte de informação concreta, diminuindo desse modo o peso do achismo. E consequentemente há uma diminuição nos erros e falhas, pois acompanhar os dados ajuda a identificar o que está dando errado para uma rápida correção.

A análise dos dados também ajuda a lidar com os recursos financeiros da sua empresa, pois serão acompanhados de perto e os dados indicarão onde tem valido a pena investir e o que não tem tido retorno. Saber lidar com os dados, que é o objetivo principal do Data Literacy, também proporciona a melhoria constante dos processos, pois fica mais claro identificar o que tem trazido os resultados esperados e assim aperfeiçoar as técnicas e métodos. 

Iniciando a Alfabetização de dados na sua empresa

Para que suas equipes abracem a causa, elas precisam entendê-la de verdade e saber quais os benefícios que os dados trarão para a empresa. Por isso, comece:

  1. Avaliando o quanto sua empresa conhece sobre dados hoje: quantos colaboradores seus já sabem utilizar dados e o quanto eles sabem? Desenvolva um ensino de acordo com às necessidades do seu negócio e alinhada com o nível de conhecimento dos seus colaboradores. Isso pode ser feito através de cursos, palestras ou treinamentos.
  2. Planejamento e implementação: é preciso implementar um sistema ou plataforma de coleta e registro de dados que se adeque à realidade e necessidades da sua empresa. A precisão e integridade dos dados devem ser primordiais na escolha do sistema que registrará todos as informações, fruto das atividades diárias na sua empresa. Existem diversas soluções disponíveis que ajudam a coletar, organizar e visualizar os dados.
  3. Mudança na rotina: os dados precisam fazer parte da rotina da empresa, nas atividades do dia a dia. Desse modo, a administração e a equipe estarão praticando o que aprenderam ao utilizarem os dados. Estarão atentos quanto a produtividade, rendimentos e desempenho dos processos e dos resultados. Todos na empresa deverão estar aptos para analisar e ajustar estratégias e objetivos.

Na dúvida, a ajuda é sempre bem vinda 

Em alguns casos, mudar de uma gestão mais tradicional para uma guiada por dados pode ser difícil. Por isso, não exite em contratar, se for o caso, uma consultoria especializada para te auxiliar neste processo. Profissionais especializados e com experiência na área irão te mostrar como incluir os dados relevantes em sua rotina administrativa. Conte com a ajuda deles para aprender como interpretá-los e utilizá-los ao seu favor.

A EBA! Dados é uma empresa focada em contribuir no trabalho de gestão de pequenas e médias empresas, implementando estratégias baseadas em análise de dados.

Entre em contato conosco para saber mais!

Imagem: Fundo foto criado por snowing – br.freepik.com