Conheça mais sobre a atividade de Enriquecimento de dados e como ela pode agregar valor nas tomadas de decisão do seu negócio

As tomadas de decisão da sua empresa podem ser comprometidas se não forem sustentadas por dados úteis, corretos, atualizados e completos. De igual modo, se os dados necessários não estiverem disponíveis para acesso quando for preciso, a oportunidade que possa estar batendo a porta pode passar se você não tiver uma resposta de imediato.

A utilidade, precisão e integridade dos dados devem ser primordiais. Atualmente há uma enormidade de dados sendo gerados em diferentes lugares (nas mídias sociais, em sites da internet, em aplicativos de mensagem, quando você faz compras no cartão de crédito, quando você passa por uma câmera de segurança etc.). Entretanto, para agregar valor ao seu negócio, é preciso ser criterioso e avaliar se o dado é realmente útil. 

Muitas empresas têm orçamento limitado e/ou uma equipe reduzida, restringindo assim sua capacidade de capturar, processar e analisar grandes volumes de dados. Sendo assim, seja criterioso ao definir quais dados são realmente úteis dentro do seu processo de enriquecimento de dados.

Além disso, os dados precisam ser fidedignos para que você consiga extrair informações a respeito da realidade da sua empresa, pois não adianta trabalhar com dados que não representam a realidade. Dados externos, do ambiente em que sua empresa está inserida, também são essenciais.

Conheça neste artigo a atividade de Enriquecimento de dados, que visa otimizar e agregar valor às tomadas de decisão do seu negócio.

O que é Enriquecimento de dados?

O trabalho de enriquecimento de dados contempla a busca e captura de dados internos ou externos que façam sentido para as tomadas de decisão da empresa. Esses dados suportam diversos tipos de decisões que o negócio precise tomar, seja na área de marketing, setor financeiro, comercial, diretoria etc.  

Muitos setores da empresa podem ser suportados por dados. Contudo, mesmo tendo os dados, muitos não sabem como usá-los. 

Como dissemos no início, trabalhar com dados inúteis, incorretos, incompletos ou desatualizados compromete as decisões e atividades da empresa. Sendo assim, com o enriquecimento de dados, é possível manter as informações que realmente importam e encontrá-las facilmente sempre que for preciso, de forma rápida. 

Quais dados podem ser utilizados

  • Dados públicos: são os dados que estão disponíveis e acessíveis a todos, como informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, Ministério da Economia, Receita Federal etc.
  • Dados privados: são os dados que, para ter acesso, é necessário pagar uma quantia em dinheiro, como Empresômetro ou Econodata. Nesse caso, a utilização desse tipo de dado tem que ser extremamente proveitosa por parte da empresa, para justificar o pagamento para ter acesso.
  • Dados semi públicos: pertencem a plataformas, como redes sociais, e há o consumo gratuito desses dados até determinado ponto. Já para consumir outros tipos de dados é preciso pagar.  Exemplo: Linkedin.

Passo a passo do Enriquecimento de dados

Primeiramente é identificada qual a necessidade do contratante, qual o tipo de dado que ele deseja e antes de tudo precisa consumir. É preciso entender as características do negócio do cliente, qual o tipo de informação faz mais sentido pra ele ter a sua disposição. Pois não adiantará ter muitos dados, é necessário focar no que faz mais sentido para a realidade e necessidades do negócio.

A partir disso se inicia a fase de pesquisas, para localizar os dados definidos anteriormente, sejam eles internos ou externos. E após encontrados, começa o trabalho de ETL: extração, transformação e carregamento dos dados.

  • Extração: momento de captura dos dados de acordo com as fontes e bancos de dados da empresa.

OBS.: Em alguns casos, na fase de extração dos dados, é aplicada a técnica Web Scraping, que captura dados de páginas da web. Existem ferramentas que podem ser aplicadas para esse trabalho, elas varrerão e tirarão informações da página da web escolhida.

  • Transformação: momento de normalização e limpeza dos dados, eles serão tratados e corrigidos. Isto é, os dados que estiverem incorretos ou incompletos poderão ser descartados.
  • Carregamento: momento onde a informação será disponibilizada em algum local. Esse lugar pode ser desde um software com sistema de armazenamento específico a dispositivos com armazenamento em nuvem.

O trabalho de ETL só se inicia após entender as características do negócio do cliente, qual informação ele precisa ter acesso e ter localizado os dados definidos.

Ferramentas para esse serviço

Python

O Python é uma linguagem de programação de fácil aprendizagem que por suas particularidades, auxilia na mineração e interpretação dos dados. A simplicidade desta linguagem de programação faz com que o trabalho com os dados seja executado de forma mais prática e ágil, pois com poucos comandos é possível executar trabalhos que seriam demorados, se feitos em planilhas, por exemplo.

Por ser uma linguagem de código aberto ela é gratuita e possui uma extensa biblioteca com códigos prontos para serem aplicados nas mais diversas necessidades. Com a biblioteca “BeautifulSoup” é possível realizar o web scraping.

Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI é uma ferramenta da Microsoft que permite integrar dados de diferentes fontes, como planilhas de Excel, servidores, redes sociais e aplicativos na nuvem. Ou seja, ele capta informações de diferentes fontes e consegue cruzá-las. Além disso, a plataforma simplifica a integração e visualização dos dados da empresa, através de dashboards completos e intuitivos. 

Tendo em mente o web scraping, o Power BI permite criar funções para percorrer mais de uma página tendo como base um diretório raiz. Isto é, com base em uma URL principal, é possível retornar dados de várias páginas que são subdiretórios desta URL.

Vantagens do Enriquecimento de dados

  • Melhorar e auxiliar nas tomadas de decisão de diferentes níveis da empresa;
  • Otimizar o uso de dados internos e externos, pois o enriquecimento vai no foco, no que realmente é necessário para a empresa;
  • Otimizar o tempo dos funcionários, pois quando precisarem acessar o dados, não irão em diferentes fontes. Eles conseguirão acessar os dados conforme suas demandas específicas.

Imagem: Negócio foto criado por natanaelginting – br.freepik.com