Entenda o que é a Inteligência Analítica, sua aplicação e benefícios para as empresas

Ter o suporte dos dados, auxilia o gestor da empresa a compreender quais decisões realmente beneficiarão o negócio. Levando sempre em conta a realidade e necessidades do negócio no estado atual. O mercado é mutável, e dependendo do período, irá apresentar oportunidades e possibilidades vantajosas.

Tendo o conhecimento sobre as informações e dados que estão sendo gerados dentro da sua empresa e como está o mercado e a concorrência lá fora, é viável que seu negócio aja e se planeje de forma adequada e com mais chances de sucesso. E é em meio a isso que a  inteligência analítica pode auxiliar a empresa a atingir esses objetivos.

Um dos benefícios de realizar verdadeiramente uma análise de dados inteligente, é a oportunidade de contar com soluções que ajudam a identificar padrões e previsões (análise preditiva). Mas para isso, é preciso que os dados sejam armazenados e gerenciados de forma eficiente e segura.

O que é Inteligência Analítica?

A inteligência analítica é a análise detalhada dos dados e informações coletados pela empresa. O objetivo é obter  conhecimento preciso a respeito dos processos do negócio e das atividades chaves. Desse modo, terá referências que ajudem no planejamento das ações e desenvolvimento de estratégias.

Os dados brutos são trabalhados e convertidos em informações que sejam úteis para o negócio. Os dados são coletados dos processos da empresa e também de fontes externas.

Essa análise dos dados ajuda no planejamento do futuro, pois as informações se tornarão em estratégias de mercado.

Somente ter os dados não basta para chegar a conclusões e tomar decisões na empresa. A inteligência analítica auxilia a saber o que deve ser acompanhado e o que precisa de  intervenções. Assim sendo, ela é aplicada na estratégia da empresa, para identificar as necessidades e direcionar na coleta dos dados e informações, proporcionando as análises de acordo com cada necessidade.

A inteligência analítica pode ser aplicada em dados de diversos segmentos e setores, como marketing para varejistas, bancos, indústria, hospitais entre outros. A captura desses dados pode acontecer em pequena ou grande escala, dependendo da amostragem que será necessária para gerar esses resultados.

Funcionamento

A análise precisa ter um objetivo. Por isso, é indicado iniciar com uma pergunta a ser respondida, e ela precisa ser relevante e possível de mensurar. A pergunta deve ter a finalidade de auxiliar nas tomadas de decisão e solução de problemas. Após definida a pergunta, é necessário escolher as métricas. Os dados podem ser qualitativos ou quantitativos.

Se qualitativos, o foco é nas principais características, sendo preciso  padronizar as respostas em categorias e classificá-las em forma numérica, conforme a frequência de resposta e o seu percentual. Se quantitativos, e pelos dados serem numéricos, é só organizá-los em tabelas dinâmicas, com recursos de filtragem e cálculos de desvio padrão.

Ter o  conhecimento sobre as reais necessidades dos seus clientes ajuda a sua empresa a adaptar seus produtos ou serviços, para oferecê-los da melhor maneira e no momento adequado. 

Desenvolvendo a Inteligência Analítica

É importante que todos os colaboradores entendam sua importância na empresa, por isso distribua responsabilidades e estimule esse pensamento. Compartilhar as informações permite que o próprio setor examine o que está oferecendo de retorno, o cumprimento das métricas e desempenhos das atividades. Dessa forma, os colaboradores saberão  onde e como aprimorar seu desempenho com o uso de ferramentas e soluções de análise de dados.

A inteligência analítica precisa atingir todos os pontos do negócio. Preze pela transparência e não forneça somente as informações para cargos gerenciais e que estejam ligados com o dado. É indicado utilizar critérios de acesso que protejam dados e métricas significativas e encontrar uma solução que distribua as informações de acordo com aquilo que é do interesse do colaborador ou setor.

Ter uma infraestrutura que disponibilize essas informações de forma ágil é fundamental. O colaborador ou setor precisa ter a capacidade de criar e alterar seus relatórios, sem precisar de muito suporte, como da área de TI, e sem comprometer a fidelidade dos dados. Há soluções que atualizam em tempo real os dados e informações sobre o negócio e que também auxiliam na busca para melhores resultados.

Benefícios 

  • Acompanhar o andamento das metas: acompanhar os dados referentes ao alcance e andamento das metas possibilita identificar erros e falhas rapidamente para correção, garantindo um caminho para que os resultados sejam atingidos.
  • Identificar demandas e comportamentos de consumo: a análise dos dados de vendas, por exemplo, ajuda a entender o que tem influenciado diretamente na taxa de conversão de vendas e como fazê-la aumentar de forma estratégica e inteligente.
  • Satisfação dos clientes: os dados acerca da opinião dos clientes sobre seu negócio, como o tempo de demora na fila ou a indisponibilidade de certos produtos, ajudam na melhoria e aperfeiçoamento da qualidade de atendimento.
  • Previsões: a partir da análise dos dados corretos, é possível se precaver de situações que possam causar problemas, como perdas de matérias-primas e pedidos e gastos com logística.

Na dúvida sobre como implementar a Inteligência Analítica em sua empresa, procure a ajuda de profissionais. A EBA! Dados é uma empresa focada em contribuir no trabalho de gestão de pequenas e médias empresas, implementando estratégias baseadas em análise de dados.

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