Uma gestão orientada por dados possibilita a você ter sempre em mãos informações estratégicas sobre seu negócio

A gestão orientada por dados é uma cultura organizacional em que os dados são a força motriz que direciona o planejamento estratégico e as tomadas de decisão. A análise oportuna dos dados gerados pelos processos da empresa permitem o acompanhamento da performance da empresa, o monitoramento das metas estabelecidas, identificar e antever problemas, conhecer as tendências de mercado, entre outras inúmeras possibilidades.

Com o suporte de soluções tecnológicas, uso de métricas e indicadores, Analytics, Inteligência de Negócio e Dashboard, os dados podem ser coletados automaticamente e registrados para posterior análise. Isto é, através dessas informações que foram geradas, a partir de fontes confiáveis e relevantes, o gestor consegue fundamentar suas escolhas e desenvolver novas metas, objetivos e estratégias.

Importância da análise de dados na gestão empresarial

Todas as empresas, de todos os tamanhos e segmentos, geram dados rotineiramente. Sejam número de vendas, de fechamento de contratos e prospecção de novos clientes, se esses números forem coletados e registrados, podem fornecer informações importantes que te ajudarão a enxergar e entender o que está dando certo ou não. 

Segundo os dados da Gartner, empresa americana líder em consultoria e pesquisa, até o ano de 2020, 80% das organizações terão iniciado a alfabetização de dados devido a deficiência encontrada nesta área. Empresas que baseiam suas ações nas informações obtidas através da análise dos dados conseguem potencializar seu crescimento e se distinguir da concorrência. Afinal, você sabe o que está acontecendo, seus pontos fracos e fortes, e terá melhores insumos para escolher o caminho certo para chegar aonde deseja.

Como ter uma gestão orientada a dados?

Para estabelecer uma cultura organizacional em seu negócio com os números guiando as decisões, é preciso examinar a situação atual de sua empresa quanto a coleta e análise de dados e também entender alguns princípios importantes para esse tipo de gestão.

Processos

Uma gestão orientada por dados necessita de processos consistentes. Os processos internos e comerciais precisam estar gerando dados quantificáveis para gerar um histórico. Desse modo, o gestor consegue acompanhar e qualificar a evolução e eficiência da equipe e das estratégias.

Os seus processos estão gerando dados? Aqui é o momento de separar o que é relevante e determinante a respeito da produtividade dos seus processos e atividades do dia a dia. Definir suas principais Métricas e Indicadores de Desempenho de Performance (KPIs) ajudarão a separar o que é importante, pois elas irão registrar apenas o que você configurar. 

Dados fidedignos

Para você conseguir extrair informações a respeito da realidade da sua empresa, os dados precisam ser fidedignos. Não adianta trabalhar com dados que não representam a realidade. O seu time comercial pode estar gerando um total “x” de vendas, mas o seu relatório pode estar mostrando “y”. Lidar com dados incorretos pode colocar tudo a perder. 

Mais importante do que uma solução tecnológica super avançada, é crucial para a geração de dados corretos, uma forte cultura de dados, onde desde o responsável por inserir os dados no sistema até a alta administração da empresa estejam comprometidos em gerar dados apropriados, que suportem a tomada de decisão dos gestores.

Apresentação dos dados

Ter uma boa apresentação dos dados faz toda a diferença. Por isso é necessário fazer uma higienização dos dados, certificando-se de que estão organizados e limpos. Isso significa que somente os dados relevantes estarão à vista.

O Dashboard é uma boa escolha para armazenar e disponibilizar, sempre que for necessário, seus dados. Ele é um painel que permite acompanhar métricas e indicadores de perto. Os recursos visuais facilitam a compreensão das informações geradas. Pelas informações serem disponibilizadas de forma rápida e clara, todos podem acompanhar a evolução das atividades e corrigir o que for preciso. 

Pessoas

Os colaboradores precisam incorporar essa cultura baseada em análise de dados. Pode ser que seja necessário investir em treinamento e capacitação. Não é preciso dispensar sua equipe atual e conseguir outra que já entende do assunto. Treine sua equipe através de cursos, palestras e consultoria, para que possam aprender sobre esse método de gestão e saibam analisar os dados e interpretá-los.

Análise

A análise dos dados é o momento onde tudo será posto à prova e questionado. Mediante a tudo que foi coletado e registrado ao longo de um determinado período de tempo, as informações serão cruzadas e comparadas, para que assim sejam extraídas as informações e, desse modo, ocorram resoluções fortemente baseadas na realidade observada.

Desenvolvendo uma mentalidade voltada para dados

Empresas que possuem uma mentalidade voltada para dados desenvolvem seus planos estratégicos e próximos passos baseados nas informações que obtém através da análise de dados. Essa prática não é exclusiva de grandes corporações, mas é um meio para qualquer tipo e tamanho de empresa desenvolver estratégias eficientes.

Se tornar uma empresa com a gestão orientada a dados é um processo contínuo, um passo a passo que não pode ser feito com pressa. Começando a partir da mudança na mentalidade de todos, é preciso iniciar aos poucos, deixando claro o propósito e objetivo de se tornar um negócio orientado a dados.

Quais são os objetivos de sua empresa?

O primeiro passo para desenvolver uma mentalidade voltada para dados é reconhecer e entender os principais objetivos de seu negócio. De que maneira os dados poderiam ajudar a sua empresa a alcançar as metas e resultados esperados?

Tendo em mente aonde quer se chegar com os clientes, a concorrência e no mercado, será preciso alinhar a sua visão e objetivos com a importância dos dados. A relevância e impacto de se ter uma gestão orientada a dados precisa estar claro para toda sua equipe, pois só assim todos se moverão com um só propósito para o mesmo lugar.

Instrução e democratização dos dados

Pegando um pouco do que foi dito anteriormente, para que seu time abrace a causa, eles precisam entendê-la de verdade. Insira os seus colaboradores atuais na realidade dos dados. Invista em treinamento e capacitação através de cursos, palestras e consultoria, para que eles possam aprender sobre esse método de gestão e participar da implementação desse sistema. 

Além da instrução, é importante que haja a democratização dos dados. Ao invés de só alguns funcionários terem acesso às informações obtidas pelos dados, é importante que esses resultados sejam analisados sob o ponto de vista da equipe inteira. Desse modo, o conhecimento sobre a realidade unificará as ações e objetivos, e haverá maior colaboração entre os setores da empresa. Só dessa forma os dados se tornarão parte da rotina de trabalho, e não mais um estranho.

Coletando e registrando os dados

De acordo com os seus objetivos estabelecidos é que os dados serão coletados. Determinando sua fonte de dados e estabelecendo métricas e indicadores de performance, toda informação que for relevante para sua empresa será registrada para acompanhar e mensurar a evolução das metas e eficiência dos processos comerciais.

Nesse momento é preciso implementar um sistema ou plataforma de coleta e registro de dados que se adeque à realidade e necessidades da empresa. A precisão e integridade dos dados devem ser primordiais na escolha do sistema que registrará todos as informações, fruto das atividades diárias na sua empresa. Existem diversas soluções disponíveis que ajudam a coletar, organizar e visualizar os dados. 

Para extrair informações que condizem com a verdade os dados precisam ser fidedignos. Enquanto você trabalha, tenha uma plataforma que trabalhe ao seu lado, contribuindo para o registro e armazenagem dos dados gerados na empresa.

Revisando e refinando

Em uma gestão orientada por dados é preciso sempre testar e evoluir na prática dos dados. Devido às mudanças no mercado e no comportamento do consumidor, é necessário sempre rever as técnicas relacionadas à interpretação e aplicação dos dados e também a metodologia e tecnologia utilizada.

O feedback de sua equipe nesse quesito é essencial e um dos meios de se obter um parecer a respeito de como os dados têm sido utilizados na gestão. Faça experiências, pesquisas e acompanhamento constante para que seu negócio tenha o melhor sistema de coleta, gerenciamento e análise dos dados. Deixe de lado o que não está funcionando e aprimore as práticas que estão gerando resultados.

Os dados precisam andar ao lado dos objetivos do negócio

Em todo o processo de estabelecer uma mentalidade voltada para dados em sua empresa, é preciso sempre revisitar e se certificar de que os dados estão de acordo com os objetivos do negócio. Só assim as metas e alvos estarão claros o suficiente para a equipe poder gerar resultados de acordo com o esperado.

Na dúvida, a ajuda é sempre bem vinda 

Em alguns casos, mudar de uma gestão mais tradicional para uma guiada por dados pode ser difícil. Por isso, não exite em contratar, se for preciso, uma consultoria especializada para te auxiliar neste processo. Profissionais especializados e com experiência na área irão te mostrar como incluir os dados relevantes em sua rotina administrativa. Conte com a ajuda deles para aprender como interpretá-los e utilizá-los ao seu favor.

Por que adotar uma Gestão Orientada por Dados

Uma empresa que consegue agregar maior assertividade na tomada de decisões, eficiência operacional, controle financeiro efetivo e ações comerciais eficazes pode estar muitos passos à frente da concorrência.

Com o uso crescente de recursos tecnológicos é possível extrair dados dos mais variados formatos, de diferentes fontes e das mais diversas atividades empresariais e em grandes volumes, para servir de referência aos tomadores de decisão. Tudo isso pode e deve ser considerado na sua gestão.

É possível segmentar seus clientes e potenciais clientes, separando-os de acordo com seus interesses, dados demográficos, área de atuação, entre outras características. É possível levantar dados da sua concorrência, de forma estruturada. É possível acompanhar em tempo real os resultados das suas ações de marketing, checando as que têm trazido mais contatos para o seu time de vendas atuar.

Essas são algumas das inúmeras possibilidades geradas a partir da adoção de uma gestão orientada por dados.

O Cenário atual

A quantidade de dados de diferentes aspectos disponível hoje em dia é abundante, porém o volume de dados explorados pelas empresas ainda é reduzido. Se bem explorados eles podem contribuir para a geração de ideias inovadoras, a identificação de padrões de comportamento, identificação de tendências, entre outras coisas que contribuem de forma considerável para a gestão de toda e qualquer empresa, independente do segmento e tamanho.

“Se seus concorrentes estão aplicando Inteligência Artificial, e estão encontrando insights que lhes permitem acelerar, eles vão decolar muito, muito rapidamente”, disse Deborah Leff, CTO de ciência de dados e IA da IBM

A partir da fala da CTO de Ciência de Dados da IBM, podemos notar que as empresas que conseguirem extrair ideias a partir do uso de técnicas de análise de dados poderão se destacar muito rapidamente. Isso se deve, principalmente a dois fatores. As possibilidades trazidas pela Ciência de Dados e o fato de que muitas empresas que investem nessa área ainda não conseguem extrair valor do trabalho executado.

Segundo matéria publicada em Junho de 2019, 87% dos projetos de ciência de dados ainda não geram valor. Muitas empresas não exploram os dados para a tomada de decisão. A maioria que explora ainda não consegue extrair resultados significativos. As poucas que estão conseguindo ter bons resultados estão se destacando.

Ter os dados a seu favor, na gestão da sua empresa e fazer com que ele traga um diferencial competitivo para o seu negócio não é uma tarefa simples, mas é possível, através de uma gestão orientada por dados.

A Gestão Orientada por Dados

Ela significa trazer sempre os dados para a tomada de decisão, como uma fonte segura e confiável de informações. Ela agrega informações relevantes para a tomada de decisão em diferentes níveis. Permite um monitoramento permanente, de Indicadores de Performance críticos para a empresa.

Isso não significa que as decisões serão tomadas considerando única e exclusivamente os dados. A experiência dos profissionais envolvidos, sua sensibilidade do mercado, questões de ordem humana, tudo isso também será levado em consideração.

Proporcionar aos decisores uma visão mais clara dos resultados e suas causas

Ao orientar-se por meio dos dados, os gestores terão condições de entender o cenário sob um olhar mais quantitativo, onde resultados positivos e negativos podem ser mais facilmente identificados. Isso contribui para uma melhor visualização dos resultados por mais pessoas, contribuindo para uma discussão e tomada de decisão mais clara, orientada pelos dados e alinhada com os objetivos estratégicos.

Fazer com que mais pessoas identifiquem com clareza os resultados obtidos é fundamental para que todos estejam alinhados com a performance alcançada pela empresa e servirá como entrada, ou input, para o processo de compreensão das causas dos resultados negativos ou positivos. 

A compreensão dos motivos pelos quais a empresa alcançou resultados positivos ou negativos será suportada por indicadores e métricas, também fruto do trabalho de análise de dados. Eles irão gerar evidências para suportar o trabalho investigativo das causas dos resultados encontrados. Veja que nesta etapa investigativa, os dados novamente aliados a experiência dos colaboradores envolvidos irão servir para encontrar respostas e insights sobre o cenário analisado.

Veja como pequenas e médias empresas podem se beneficiar da Análise de Dados

Por que adotar uma gestão orientada por dados

De forma bastante clara e objetiva: Ao adotar uma gestão orientada por dados, de forma eficiente, sua empresa estará criando um ambiente sólido para uma gestão mais assertiva, eficiente e eficaz. Agregando assertividade, eficiência e eficácia à sua empresa, você estará em melhores condições de competir com os seus concorrentes.

Acompanhe os primeiros passos para adotar uma gestão orientada por dados.

Diferentes empresas têm explorado técnicas e ferramentas avançadas de Análise de Dados para tomar melhores decisões, porém, poucas conseguem gerar insights valiosos. A medida que os trabalhos avançam, que as tecnologias são aprimoradas e que os profissionais ganham mais experiência com a Ciência de Dados, teremos mais empresas gerando mais valor para os seus negócios, a partir dos dados. Garanta que a sua empresa seja uma dessas! Dê os primeiros passos rumo a adoção de uma gestão orientada por dados na sua empresa.

Benefícios

  • Tomadas de decisões mais estratégicas: considere fatos concretos ao tomar decisões. Aumente suas fontes de informações concretas, diminuindo o peso do achismo.
  • Diminuição de erros: acompanhando os dados se torna mas fácil identificar o que está dando errado e rapidamente corrigir.
  • Melhoria constante dos processos: fica mais claro identificar onde está dando mais resultados e assim aperfeiçoar as técnicas e métodos. 
  • Redução de custos: os dados também ajudam a lidar com os recursos financeiros, pois serão acompanhados de perto e mostrarão onde tem valido a pena investir e o que não tem tido retorno.
  • Análises preditivas: prever tendências do mercado e comportamento dos clientes se torna viável com a análise dos números.

Conclusão

Ter uma gestão orientada por dados faz com que você tenha sempre em mãos informações estratégicas para fundamentar suas decisões. Com a realidade exposta pelos números embasando as ações, a sua gestão passa a ser mais eficiente e a tomada de decisões se torna melhor e mais direcionada. 

A Inteligência de Negócio pode te ajudar a entrar nesse mundo de gestão baseada em dados. Organizada em técnicas, procedimentos e ferramentas, a Inteligência de Negócio pega dados brutos e os transforma em informação estratégica, facilitando a interpretação de um grande volume de dados.

Imagem: Negócio foto criado por ijeab – br.freepik.com