Entenda mais sobre o funcionamento do CRM, software que permite registrar e agrupar todo o histórico de relacionamento com o cliente. 

Durante todo o contato e transação entre o vendedor e o cliente, dados relevantes a respeito da vida e interesses do cliente são disponibilizados. Com um bom aproveitamento desses dados, a possibilidade de ocasionar a compra e fidelização do cliente com a empresa são maiores. Veja como o CRM pode te ajudar nisto!

A falta de armazenamento e controle dos dados relevantes sobre os clientes da sua empresa acaba impossibilitando um maior conhecimento a respeito de seu público, suas preferências e nível de interação e satisfação com sua marca. Isto é, não possuir um gerenciamento dessas informações a respeito de seus clientes, influencia diretamente na maneira em que seu time de vendas age, no acompanhamento dos resultados e em definições de metas e estratégias. 

Todos os dados relevantes sobre seus consumidores não podem se perder, pois valem ouro! Tendo em visto essa realidade, conheça o CRM: software fundamental para a gestão do relacionamento com o cliente uma das soluções para atingir de forma eficiente um maior número de clientes.

Conhecendo o CRM

O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o consumidor  é uma ferramenta responsável por otimizar o contato com seu cliente ao registrar os dados dele e agrupá-los e disponibilizá-los de forma estruturada e ágil segundo suas necessidades. 

Ele contribui para que você possa conhecer mais seu cliente e público alvo, guardando todas as informações importantes a respeito dele para assim te guiar na elaboração de estratégias e propostas que podem o levar a efetuar a compra ou contratação de serviço.

Tendo em vista a satisfação e fidelização do cliente, o CRM colabora fortemente para a centralização e organização da sua base de contatos. Sendo assim, você terá em um único local, todas as informações referentes aos relacionamentos de clientes e prospects. Você estará mais próximo de gerar vendas, a partir do tratamento dos dados obtidos. 

Seu funcionamento

Uma das principais funções do CRM é gerir o relacionamento da empresa com o cliente e as informações disponíveis a respeito dele. Se você lida com um alto número de clientes diariamente, essa é a forma de cuidar, gerenciar e acompanhar todos os dados obtidos  com o objetivo de traçar relatórios e metas. 

O CRM agrupa todos os dados pessoais sobre seus potenciais e atuais clientes, como nome, endereço, profissão, interesses, preferências, entre outras informações. Ou seja, todos esses dados são dispostos de forma organizada, possibilitando um acompanhamento e consulta sempre que for necessário, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Mensurações e definições de estratégias são mais fáceis de serem realizadas com a utilização de um CRM. Através de filtros, por exemplo, os vendedores de seu time podem tomar conhecimento do perfil do cliente e assim direcionar propostas e até mesmo nutri-lo de conteúdos importantes que o interesse e gere bons juízos a respeito da empresa. 

  • Através da técnica de Lead Score (ranking de contatos qualificados), por exemplo, é possível identificar os contatos que mais interagem com as suas ações. Quem lê os seus e-mails, quem acessa os links dos seus artigos, quem acessou as páginas de vendas, e etc.

A dificuldade em gerenciar o relacionamento com o cliente interfere em muito nos resultados de um negócio. Os dados e observações a respeito dos clientes registrados permitem segmentar as ações, aumentando as chances de rendimentos. Desse modo, com a sua base de clientes registrada, atualizada e com informações específicas, o CRM consegue ajudar a equipe a conhecer e entender a necessidade do cliente.

Tipos de CRM 

Por ser um software, o CRM se difere em tipos, de acordo com os objetivos estipulados e funcionalidades. Alguns só gerenciam os nomes de clientes atuais e em potencial, e-mails, telefones; e ainda outros registram chamadas telefônicas, encaminham e acompanham e-mails enviados, mostram o andamento de transações e disponibiliza o nível de interação do cliente com a empresa.

  • Salelsforce: popular no mercado, ele possui configuração inicial rápida e versatilidade, para ser alterado à medida que seu negócio cresce. Ele proporciona previsão de vendas, controle de relatórios e contatos e colaboração.
  • Hubspot: funcional até para negócios pequenos, tem o CRM  gratuito e possibilita criar usuários ilimitados e registra até 1 milhão de inscrições.
  • RD Station: O seu módulo de CRM é gratuito e sem limites de contato e usuários. Entre as ações disponíveis estão a criação do funil de vendas, lembretes de atividades importantes e alertas de interação. Entre os exemplos citados é a única com DNA brasileiro.
  • Sharpspring: auxilia no gerenciamento e nutrição de leads gerando um melhor aproveitamento das oportunidades.

Benefícios do CRM

  • Geração de informações estratégicas ao consolidar os dados do cliente;
  • Auxilia a ter uma visão geral do andamento dos processos comerciais da empresa. O gestor e a equipe conseguem mensurar a eficiência das vendas, traçar objetivos e estratégias para alavancar as vendas e aprimorar técnicas e procedimentos;
  • Evita a perda de dados e informações pertinentes. O time de vendas também não perderá tempo procurando por informações importantes;
  • Melhora no relacionamento entre a empresa e os consumidores;
  • Permite a segmentação da sua base de contatos.

Com todos os dados sobre seus clientes consolidados em um só lugar, fica mais fácil de fidelizar quem já é seu cliente e atingir quem pode vir a ser. O CRM faz total diferença na rotina da empresa e principalmente para o gestor, pois ele poderá acompanhar com frequência o andamento do time de vendas, o que influenciará nos resultados e lucros.

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