Entenda porque o correto registro dos dados é fundamental para o sucesso da análise de dados.

Após entender quais são os principais objetivos da sua empresa, para garantir que a visão, missão e as metas e objetivos estejam alinhadas; e ter revisto seus processos e definido as tecnologias que serão necessárias para aderir a uma gestão orientada por dados, é o momento de entender a importância de um correto registro de dados.

Para que a empresa possa alcançar resultados efetivos, é necessário que todos os colaboradores estejam debaixo da mesma visão e propósito. Para que isso ocorra, não basta só a alta administração e liderança compartilharem o entendimento a respeito da importância dos dados. Todos os funcionários precisam estar a par do assunto e colaborar com esse tipo de gestão. 

Mas, para que seu time se envolva com a causa, eles precisam entendê-la de verdade. Será necessário que você incorpore os seus colaboradores atuais na realidade dos dados. Pois é importante que as conclusões obtidas através da análise dos dados sejam consideradas sob o ponto de vista da equipe inteira. Desse modo, o conhecimento sobre a realidade unificará as ações e objetivos, promovendo maior colaboração na empresa.

É mais do que importante que todos entendam a importância e benefícios dos dados para a empresa, pois só assim haverá um correto registro dos dados.

1° passo: introduzir o assunto

O objetivo inicial é apresentar os seus funcionários ao que é uma gestão orientada por dados, qual a ideia central e prática diária desse tipo de gestão. Explicar a serventia, aplicação, vantagens, conceitos… é preciso que tudo fique bem claro para que não haja ruídos na comunicação e falta de entendimento quanto a nova temática.

Os funcionários precisam entender por que você considera a análise de dados importante e como ela irá ajudar a empresa a atingir suas metas e objetivos, pois afinal de contas, essa é a finalidade da implementação desse tipo de gestão. Uma vez esclarecido a parte teórica e conceitual, é necessário estruturar como funcionará a aplicação da coleta e registro dos dados para análise dentro da realidade e rotina atual da empresa.

2° passo: como trazer a realidade dos dados para a rotina da empresa

São dos processos da sua empresa que os dados a respeito do desempenho e eficiência virão. Os processos precisam estar alinhados com a missão e visão da empresa, e estruturados de acordo com as metas e objetivos estabelecidos, pois desse modo eles funcionarão e produzirão resultados de acordo com esses alvos.

Mas atenção, após entender e se conscientizar acerca dos dados, seus funcionários precisarão compreender, dentro desse novo sistema, o que funciona e faz sentido para dar continuidade produtiva na gestão orientada por dados. 

São seus colaboradores que aplicam e manuseiam os processos da empresa no dia a dia, por isso que eles precisam entender e se certificar de que a maneira de coletar os dados e registrá-los será viável sem gerar excessos que atrapalhem a rotina. Não queremos criar burocracias desnecessárias, não é mesmo?! 

É importante alinhar um processo executável e acessível a realidade da empresa e capacidade dos funcionários. Defina ao lado deles como será a aplicação e execução dos novos procedimentos.

Esses dois passos são fundamentais para se ter um correto registro dos dados. Os funcionários precisam entender e se conscientizar a respeito dos dados, para que desse modo, sejam introduzidos na gestão orientada por dados e consigam lidar com os dados de forma correta.

3º passo: o registro dos dados

O correto registro dos dados se dá no dia a dia com o entendimento, dedicação e colaboração de todos. Por isso a importância da sua equipe entender sobre a gestão orientada por dados e os desdobramentos disso dentro dos processos da empresa. 

Todos os colaboradores deverão ter o hábito de registrar os dados que podem ser úteis para a empresa. Uma conversa com o consumidor ao telefone ou uma troca de mensagens no Whatsapp, por exemplo, podem demandar algum registro em uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management). 

Se a informação é estratégica, ela precisa ser registrada, pois poderá servir para posterior consulta de um tomador de decisão.

Além da importância do registro de informações estratégicas em plataformas adequadas, vale destacar a necessidade de que os dados sejam precisos e exatos. Pois lembre-se, que estes podem interferir em uma tomada de decisão empresarial. Portanto, deve-se ter especial atenção a acuracidade dos dados que são registrados.

Todos os níveis hierárquicos precisam ter o compromisso em registrar, resguardar, manter e disponibilizar os dados. 

É recomendável que haja uma supervisão ou até mesmo auditorias para se certificar de que os processos estão adequados e que a prática do manuseio dos dados está sendo feita de forma eficiente. Porém, a base de tudo o que foi citado aqui será a cultura da gestão orientada por dados, que poderá agregar enorme valor para a empresa.

E como uma cultura empresarial não se implementa, é preciso apresentar os conceitos, para trazer o pessoal para a fase de exploração e prática dos hábitos propostos. Tendo entendido o propósito teremos um campo fértil para a adoção e disseminação das práticas que levam a uma eficiente gestão orientada por dados.  

O grande objetivo é que os dados sejam confiáveis

O embasamento para a tomada de decisões só vem a partir do input dos dados gerados pelos processos na rotina da empresa.

Todos dentro da empresa precisam ter conhecimento e domínio sobre os processos, e os mesmos precisam gerar dados quantificáveis, sempre que possível. O entendimento de que o cumprimento correto dos processos empresariais são necessários para uma boa gestão de dados, e que estes serão vitais para uma gestão eficiente, deve ser de compreensão de todos.

  • Todos os níveis hierárquicos irão se beneficiar dos dados para acompanhar, corrigir ou aprimorar seus desempenhos. Por isso, é preciso ter disciplina e comprometimento.

O grande objetivo é que os dados sejam confiáveis, e para garantir isso é indispensável acompanhar para verificar se os dados refletem a realidade e certificar de que os dados cheguem de forma correta no tomador de decisão. Se for identificado alguma falha, priorize a sua correção o mais rápido possível.

Imagem: Negócio foto criado por freepik – br.freepik.com