Entenda como a transformação digital influencia na produtividade e lucratividade de sua empresa
No mercado, a inovação é um dos requisitos que chamam a atenção do cliente. Ou seja, implementar soluções mais modernas em seus processos internos e comerciais pode ser a resposta que sua empresa precisava para se manter à frente da concorrência. A transformação digital engloba conceitos e ferramentas que potencializam qualquer tipo de negócio.
A motivação que fundamenta a transformação digital nas empresas é o uso da tecnologia para aumentar o desempenho da empresa, melhorar a experiência do cliente e otimizar o tempo de produção para que assim os resultados melhorem.
A competitividade do mercado exige que as empresas acompanhem as mudanças tecnológicas para poderem permanecer ativas e produzindo. Contudo, é preciso estar atento às mudanças e reformular os objetivos e estratégias para conseguir se adequar ao novo cenário e as novas demandas.
A transformação digital influencia diretamente na rotina de trabalho, na maneira que os produtos e serviços são desenvolvidos e como a empresa é reconhecida. Há diversas ferramentas que estão disponíveis e que podem modernizar o cotidiano de seu negócio.
O que é a transformação digital?
Transformação digital é um termo que se refere à adoção da tecnologia nos processos corporativos promovendo uma mudança organizacional. O uso de instrumentos e plataformas mais modernas, integrando os setores e processos da empresa, aprimora a rotina de trabalho e as atividades dos colaboradores.
A utilização de mídias sociais, Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial são só algumas das mudanças advindas da transformação digital. De um lado, há a troca de sistemas e maquinários antigos por novos, por sistemas atualizados. Do outro, há uma mudança da cultura organizacional da empresa, pois todos precisarão trabalhar em conjunto, a fim de contribuir com as melhorias.
Com a tecnologia aprimorando estratégias e operações, as empresas conseguem ser mais produtivas e assertivas, adquirindo assim vantagem competitiva. É importante ter em mente que a implementação de tecnologias não é o fim, e sim o meio para conseguir atingir objetivos maiores.
Como é a transformação digital na prática
Tendo em vista a eficiência dos processos, a transformação digital se materializa no uso de soluções tecnológicas, como a computação em nuvem e Inteligência Artificial, para aprimorar e maximizar a experiência digital ligada às atividades e estratégias da empresa, além de gerar novas receitas e melhorar o relacionamento com os clientes.
Os processos passam a ser informatizados e automatizados, através de recursos como plataformas e sistemas que integrem o online com offline. Atividades que eram manuais, como o preenchimento de planilhas e registro de dados, agora são coletadas automaticamente e ficam salvas digitalmente. Desse modo, poderão ser acessadas de qualquer lugar a qualquer hora.
O relacionamento com o cliente muda, o tornando mais próximo devido ao investimento em canais de comunicação e o acompanhamento frequente. Se torna possível conhecer as demandas do público e aumentar a satisfação do cliente.
Ter metodologias de gestão, como a Inteligência de Negócio, e métricas e indicadores para poder mensurar a evolução e rendimento da equipe, facilitam na elaboração de estratégias e objetivos que estejam de acordo com a realidade e capacidade da empresa. As informações sobre seus clientes se tornam mais acessíveis e você se torna capaz de acompanhar os dados financeiros.
Também faz parte de todo processo estar atento ao mercado e as novidades, investir em pesquisa e desenvolvimento para manter a melhoria contínua dos processos e proporcionar experiências de qualidade para os clientes.
Os fundamentos da transformação digital
Estabelecer a transformação digital em sua empresa não se trata apenas de incluir aparatos tecnológicos no cotidiano da empresa ou mudar os softwares e sistemas, ou seja, há uma mentalidade que precisa ser adquirida junto com as modificações internas.
Experiência do cliente
Melhorar a experiência do cliente é um dos focos da transformação digital. Ter um relacionamento, não apenas com o foco comercial, viabiliza entender as necessidades do cliente e do público, estudar seus comportamentos e os canais mais escolhidos é importante para a elaboração de estratégias e verificar os investimentos em campanhas.
Tais informações ajudam a empresa a conhecer melhor seu público alvo e gerar preferência por parte deles a respeito do negócio. Uma boa ferramenta para recolher esses dados é o Google Analytics, com ele é possível ter as informações sobre onde seu cliente está geograficamente, idade, gênero e conteúdo preferido. Desse modo, você conhece melhor seu público e consegue chegar até ele da forma mais adequada, com produtos ou serviços de acordo com suas necessidades e aplicando melhor suas verbas de marketing.
Processos
A automação e modernização dos processos internos faz com que todos os setores do negócio trabalhem de forma mais ágil, sem impactar na qualidade, e integrada. O que era feito manualmente agora pode ser automatizado e centralizado. Todas as equipes trabalham em concordância umas com as outras e com as estratégias de vendas e marketing.
Modelo de negócio
Durante o processo de implementar a transformação digital na sua empresa é importante se disponibilizar a mudar seu modelo de negócio, tanto no modo de criar os produtos ou efetuar os serviços, quanto a respeito do que sua concorrência está fazendo e o que está em alta no mercado. Então, inove e use a tecnologia em seus planejamentos e estratégias.
Como implementar a transformação digital?
Antes de tudo, é preciso saber que as mudanças não podem e não devem ser feitas da noite para o dia. É preciso dar um passo de cada vez para que toda a equipe possa acompanhar e entender as alterações. De início, procure saber sobre como a empresa está, peça a opinião dos colaboradores e clientes. Assim você saberá onde estão as principais necessidades.
Veja também qual a situação atual da empresa em relação às tecnologias que são usadas na rotina do trabalho, saiba quais investimentos já foram feitos. Se os equipamentos e sistemas não têm gerado o retorno esperado, então é uma boa oportunidade para começar a fazer alterações e substituições do antigo pelo novo.
Acompanhe o que a concorrência está fazendo e esteja atento ao mercado, assim estará por dentro das novidades de seu segmento e, com estudos, conseguirá antecipar tendências e tomar conhecimento das soluções disponíveis no mercado.
Comunique-se sempre. Todas as equipes precisam estar alinhadas, com os direcionamentos e objetivos claros, para que desse modo, essa fase de mudanças e implementação de novas tecnologias seja bem sucedida.
Benefícios da transformação digital
- Automação dos processos
- Redução dos custos
- Otimização do tempo
- Aumento na satisfação do cliente
- Mensuração de dados e evolução de metas
- Tomada de decisão orientada por dados
- Vantagem competitiva